Um carro tradicional, desses que vemos em variadas cores e modelos pelas rodovias de São Paulo, exige bastante de nossa atenção, correto? Quando falamos de um modelo blindado, os cuidados devem ser redobrados.
Por que? O alto investimento e todos os detalhes que envolvem o processo de blindagem de veículos.
É preciso elaborar um planejamento, de verdade, considerando aspectos que surgem antes, durante e assim que a modificação automotiva é concluída.
Para que você entenda melhor como cuidar de seu carro blindado, dividimos os pontos de atenção em três etapas. Confira:
Antes
- Olho no custo: se for baixo demais, desconfie. Christian Conde, atual vice-presidente da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), indicou à Revista Exame que a proteção de nível III-A dificilmente terá um custo inferior a R$40 mil. Esse valor, inclusive, já é para os modelos mais simples, como uma pick-up tipo VW Saveiro.
- Conheça sua necessidade: os níveis de proteção são variados. Nessa hora, tentar economizar pode não ser uma boa ideia. É preciso saber qual tipo de resistência seu carro precisa antes de contratar o serviço.
- Verifique se o seu carro pode ser blindado: a tecnologia evoluiu e, hoje, praticamente todo o carro pode ser blindado. Mas você tem certeza de que, no seu caso, vale a pena? Há carros, por exemplo, que não suportam o peso da alteração. Portanto, não se deixe deslumbrar com propostas insustentáveis.
- Escolha a empresa: é interessante visitar seu site ou sua sede, explorar o que andam dizendo sobre seus serviços na internet e tentar captar opiniões de clientes reais. Não feche negócio sem uma pesquisa prévia. É o velho social commerce.
- Confira a regularidade da blindadora: quem fabrica peças blindadas precisa de aprovação em testes balísticos. Já quem executa o serviço necessita de registro no Exército e, também, de uma autorização para blindagem de veículos e sua comercialização.
Durante
- Acompanhe a vistoria: a primeira etapa de um processo de blindagem de veículos consiste na vistoria do carro, que é obrigatória. Garanta que ela seja realizada, acompanhe e tire suas dúvidas.
- Visite a blindadora: a blindagem de um automóvel leva em torno de 30 dias. Durante esse período, é importante fazer visitas periódicas para acompanhar a evolução do processo. Além disso, se algo parecer estranho ou desagradável, você pode identificar na hora.
- Exija a documentação: conforme é previsto na lei, você deve receber no ato da entrega do veículo todas as informações, recibo e o Termo de Responsabilidade de Blindagem.
- Confira o que diz o Termo de Responsabilidade: o documento deve trazer número e data de controle próprio da empresa blindadora, qual foi o material utilizado, nome do fabricante, quantidade e nível de blindagem e tempo de validade da proteção balística em questão.
Depois
- Não subestime os riscos: blindar um carro é como contratar um seguro: ninguém espera utilizá-lo. Se for preciso, no entanto, o serviço tem que valer a pena, certo? Só não se considere dono do Batmóvel. Blindados não são tanques de guerra infalíveis.
- Adote comportamentos seguros: em complemento à dica anterior, lembre-se de manter as portas travadas e os vidros fechados. Se estiver em meio a uma troca de tiros, ACELERE como se não houvesse amanhã. A movimentação reduz a chance de um projétil atingir o veículo.
- Dedique-se à manutenção: como qualquer carro, o modelo blindado também precisa de cuidados preventivos para garantir seu bom funcionamento. Os pneus podem sofrer maior desgaste devido ao peso agregado do automóvel, assim como freios e amortecedores.
- Monitore o consumo: devido ao peso adicionado ao carro blindado, é natural que o consumo de combustível fique ligeiramente maior. Mas as novas tecnologias têm atenuado esse impacto.
- Substitua peças danificadas: se houver alguma avaria na blindagem, lembre-se de que não é mais possível reparar a peça danificada. Ela precisa ser substituída integralmente.
- Cheque a garantia: se precisar de substituição, verifique se ainda possui garantia do serviço executado pela empresa blindadora e se pode fazer uso dela.
Lembre-se, ainda, de que há três maneiras de ter um veículo blindado:
- adquirindo um carro que vem blindado de fábrica;
- enviando seu carro para a blindagem;
- comprando um modelo usado.
A decisão vai variar de acordo com a sua capacidade financeira, principalmente. Restou alguma dúvida sobre o assunto? Não hesite em procurar nossos profissionais. Será uma satisfação atendê-lo.
Em produtos opacos, a Comtec® é especialista. Todos eles são feitos de forma cautelosa e seguem um rigoroso processo de seleção e tecelagem.
Conte com toda a tecnologia dos produtos Comtec®, a maior cliente DuPont Kevlar® Original, que produz painéis balísticos Aramanta® e Arablack® com polímeros de alta tecnologia.
Uma referência no mercado de blindagem automotiva. Confiança, credibilidade e segurança em uma só marca.
gostei muito do site parabéns pelo conteúdo. I really liked
the site, congratulations on the content